DSC09952
Quando comecei a pensar num projeto para o último tutorial de costura do ano eu queria duas coisas: tinha que ser de costura a máquina e também algo bem útil. A resposta veio rápido na cabeça, talvez pelo calor que está fazendo aqui em São Paulo hoje: fazer uma faixa de cabelo ! 
Resolvi testar vários modelos de faixa que encontrei disponíveis na web. Descobri que, por incrível que pareça, faixas não são simples tiras de tecido para amarrar na cabeça. Existem faixas de medidas e formatos variado onde um detalhe a mais (ou a menos) pode ser fatal no conforto ou visual. A faixa que vou mostrar hoje aqui foi a vencedora do meu teste por ser simples, bonita, confortável e dupla face ! 
Notei que a escolha tecidos  é importante para máximo efeito da sua faixa, mas isso não foi problema. Eu tinha dois cortes de algodão bem bacanas que ganhei da Vivi Hack (obrigada Vivi!), um deles com estampa de grampos de cabelo coloridos. Achei que era ideal para uma faixa de cabelo e combinei com poá de fundo roxo. Eu gostei tanto do resultado que fiz duas, uma para mim a outra para minha cunhada. 
Então vambora fazer faixas coloridas e enfeitar as nossa cabeças no verão ? Você vai precisar de :
-Retalhos de tecido de algodão em duas estampas contrastantes
-Pedaço de elástico 
-Máquina de costura
-Linha
-Alfinetes
-Ferro de passar
-Tesoura ou corador circular reto
-Régua
-Tesoura de picotar tecido
1. Corte 2 tiras de tecido no tamanho 7,5 X 45 cm (uma tira de cada estampa)
e 2 no tamanho  3,5 X 16 cm (uma tira de cada estampa). Corte também um pedacinho de elástico de 10 cm de comprimento e reserve.
2. A bossa desta faixa é ser um pouco mais larguinha no topo e estreitar em direção à nuca. Sendo assim, afunile levemente as tiras maiores. Veja a foto que você vai entender melhor o que eu quero dizer. Faça assim, dobre a faixa ao meio e, com ela dobrada, marque 1 cm em cada extremidade lateral, de fora para dentro. Com uma régua, marque uma linha reta em direção ao centro da faixa. Corte o excesso usando cortador circular ou então marque e corte com a tesoura. Pronto!
3. Repita o mesmo corte afunilado com a outra tira maior da segunda estampa, conforme a foto. Vê que o centro ficou mais largo que as extremidades ?
4. Passe com o ferro marcando uma margem de 0.5 cm em cada ponta da faixa. Repita a marcação com a faixa maior da segunda estampa. 
5 6
5. Coloque as duas faces de cada estampa face a face, encontrando as extremidades bem direitinho. É fundamental que as duas faixas se encaixem bem, sem sobras. Para os  tecidos não ficarem saindo do lugar, passe por cima com o ferro para dar uma grudada (diquinha !). Faça o mesmo, colocando face a face as duas tiras menores.
6. Para garantir que tudo vai ficar direitinho e no lugar, alfinete tudo no lugar antes de costurar. Começe pelo centro e vá em direção as laterais. Este é o momento para deixar tudo milimetricamente certinho, assim a próxima etapa, a da costura à máquina, fica bem mais fácil.
7. Usado ponto reto, costure unindo pelo verso as duas laterais da faixa maior, formando um tubo. Repita o mesmo com a faixa menor, fazendo um tubinho. Minha dica é começar a costurar o mais próximo possível da ponta da faixa. Se a sua máquina é como a minha que “come”as pontas do tecido, muita calma ! Rode manualmente a agulha uns dois pontos, retroceda um e depois vá pisando com calma no pedal. Você consegue !
8. Se você tiver uma tesoura de picotar é legal aparar as laterais de ambos os tubos, para evitar excesso de volume de tecido dentro da faixa.   9 10
9. Vire os tubos. Eu usei um instrumento próprio para virar peças tubulares. Caso voce não tenha um, no stress, use uma agulha de tricô ou lápis para ajudar a virar.
10. Passe a ferro achatando ambos os tubos. Na verdade o ideal aqui era ter aberto as costuras com o ferro antes mesmo de virar o tubo e depois passar mais uma vez à o ferro por fora. Como vocês podem notar, eu sou apressada e não fiz isso, mas indico que você faça :P
11. Estamos quase lá ! Pegue o tubo menor e enfie o elástico por dentro dele, deixando só um pedacinho pra fora, uns 2 mm é suficiente. 
12. Encaixe a ponta do tubo com o elástico na ponta da faixa, bem no meio dela. Se quiser garantir, coloque um alfinete, para não sair do lugar na hora de costurar. 13 14
13. Costure unindo a ponta dos dois tubos, passando ponto reto por cima da parte embutida. Mais uma vez vale aqui a velha dica de começar o mais próximo possível da extremidade do tecido e, se for o caso, iniciar rodando a agulha manualmente.
 
14. Puxe o elástico na outra ponta do tubo. O excesso de tecido vai franzir, como se fosse um frufru. Fixe a ponta do elástico com um alfinete na ponta do tubo e costure embutindo o tubo menor na extremidade aberta da faixa maior (etapa 13). 
DSC09949
Tcharãaa, a faixa pronta fica assim :D ! Um projeto rápido e fácil, que é bem a cara do Superziper. Fico devendo a minha foto usando a faixa. Já escureceu e não consigo mais tirar uma foto decente hoje. Mas garanto para vocês que se fizer certinha ela fica bonita na cabeça é bem confortável. Algumas dicas para quem se empolgou e quer fazer a sua:
* Escolha um tecido de algodão de textura mais grossinha, como aqueles próprios para patchwork. O algodão tricoline é muito fino para este tipo de faixa, o resultado fica muito molenga. A não ser que você coloque uma entretela colante por dentro, aí acho que ficaria legal. 
* Esta faixa está no tamanho certo para uma cabeça como a minha, tamanho médio. A parte da faixa maior e o tubo são tamanho único, o que facilita a vida. Então se você tem a cabeça muito pequena ou um cabelo muito volumoso é uma boa idéia diminir ou aumentar de 1 a 2 cm no comprimento do elástico.  
* Independente do tamanho da sua cabeça, experimente a faixa antes de pregar o elástico definitivamente. É mais seguro começar com um elástico de 12 cm e cortar o excesso do que usar um elástico curto e ver que vai faltar um pedaço no final, né  ?