domingo, 10 de abril de 2011

Mude a Cor, Preserve o Brilho

Com produtos de qualidade, hidratações frequentes e cuidados com o sol, é possível prolongar o efeito da coloração e exibir um tom bonito por muito mais tempo

cabelo

Foi-se o tempo em que colorir o cabelo era sinônimo de efeito artificial ou danos graves aos fios.  Atualmente, as fórmulas estão cada vez mais eficientes, garantindo ótimo resultado sem prejuízo ao cabelo. “No passado, as tintas continham metais pesados, como chumbo, que faziam mal aos fios e à saúde. Hoje, as colorações profissionais e as de uso em casa  acrescentam ativos hidratantes na composição – óleos, manteigas e silicones – e muitas delas contam com um creme concentrado à parte para ser aplicado logo depois do processo, aumentando o brilho e a maciez dos fios e prolongando a nova cor.

Novidade Sem Amônia

Em meio à busca por fórmulas que garantem cor e tratamento, a mais recente inovação na área veio com o lançamento de uma coloração permanente que eliminou da fórmula a amônia (substância usada na maior parte das tinturaspermanentes para abrir a cutícula do fio, permitindo a entrada da tinta), mantendo a capacidade de cobertura total dos brancos, mas com menos dano à estrutura capilar. A inovação é uma boa pedida para quem costuma sentir as madeixas ressecadas e ásperas pós-tingimento ou que já usa algum outro tipo de química. O responsável pelo efeito é um sistema que consegue fazer com que os pigmentos de cor penetrem por meio das fendas naturais do cabelo e ainda cria uma camada protetora no fio, que lhe dá maciez.

Mais Iluminada, Menos Ressecada

Fazer luzes ou reflexos, um hábito tão adorado das brasileiras, também é uma saída esperta para uma mudança sem detonar tanto os fios. Clarear apenas as pontas, como no método californiano, ou puxar algumas mechas no topo da cabeça dão aquela iluminada no visual sem a necessidade de retoques regulares – os cabeleireiros falam que é possível esperar para refazer a cor de três a seis meses. Mesmo assim, quando o profissional utiliza descolorante, o cabelo precisa de mais cuidados. É o que você vai aprender com os truques ao lado.

Aula de Pintura

Aqui, truques dos experts para a cor durar mais e os fios sobreviverem à tinta:

• Na hora de mudar a coloração do cabelo, fique  atenta: antes de usar uma tinta, é preciso fazer o teste do toque. Aplique uma pequena quantidade do produto preparado no antebraço. Aguarde algumas horas para se certificar de que não há reação alérgica.

• Hidratar o cabelo é fundamental para mantê-lo  com brilho, força e movimento. E, hoje em dia, preguiça não é mais desculpa para fazer o tratamento em casa. Existem diversos tipo de cosméticos
para isso – um deles vai se encaixar perfeitamente na sua rotina. Algumas máscaras podem ser usadas no lugar do condicionador durante o banho e não necessitam de pausa para agir. Você também pode recorrer aos cremes noturnos, que funcionam enquanto você dorme.

• Lavar o cabelo todos os dias faz com que a cor se altere rapidamente. “A lavagem elimina uma
parte dos pigmentos depositados na superfície da fibra capilar. Para evitar isso, use xampu, condicionador, máscara e leave-in próprios para cabelos coloridos”, recomenda Ademir Jr.,dermatologista de São Paulo.

• “Quando o fio está poroso (com as escamas abertas), a cor desbota com mais facilidade. Isso acontece mesmo com os tons castanhos e dourados, que são mais resistentes. Para combater o problema, faça uma reconstrução ou cauterização no salão. E utilize um tonalizante entre uma coloração e outra para manter o brilho e a vivacidade da tonalidade”, aconselha o hairstylist Marcos

Proença, de São Paulo.

• Use sempre protetor solar capilar ou utilize produtos que contenham essa substância para garantir
vida longa à tintura. “Há uma gama de cosméticos direcionados para fios expostos ao sol, que levam
na formulação ativos antioxidantes, como vitamina E, capazes de  proteger e prolongar o resultado da tinta”, diz Elis Barros, cabeleireira do C. Kamura, em São Paulo.

• Alguns elementos como o cobre, usados para higienizar piscinas, podem alterar o tom. Para evitar
esse efeito, aplique um leave-in ou condicionador antes do mergulho e, logo depois, enxágue os fios com água do chuveiro e reaplique o cosmético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário