sábado, 9 de julho de 2011

Proteção Solar




Como podemos observar nesta parte do site, existe uma grande quantidade de tratamentos clínicos para o envelhecimento facial. A moderna pesquisa médica, mesmo contando com todos esses recursos, ainda aplica grandes somas no mundo todo à procura de novos métodos. Esses tratamentos, já são muito conhecidos e já são rotina em muitos centros e trazem benefícios inegáveis á estética feminina.
No entanto, é importante lembrar que existe uma medida que pode ser usada isoladamente ou junto com os tratamentos, que é simples, muito eficiente, fácil de empregar e o que é mais importante, não é dispendiosa: A proteção solar. A luz do sol é o mais importante fator externo responsável pelo envelhecimento da pele. Para esta ação se criou o termo Fotoenvelhecimento.
O Fotoenvelhecimento, considerando as alterações de importância estética, se manifesta na pele das regiões expostas ao sol com aumento de manchas, aumento de rugas finas, piora das rugas de expressão e sulcos, flacidez e rugosidade. Existe também o temível câncer de pele, que também tem sua incidência aumentada por exposição solar.
A pele bronzeada sempre foi considerada bonita, e mais, se tornou mesmo a característica de um povo. Nós somos a “Gente da Pele Bronzeada”. Sempre se soube que excesso de sol faz mal para a pele e a saúde, mas nos anos recentes a ciência médica descobriu que o sol faz muito mais mal do que se imaginava. O câncer de pele e o envelhecimento facial são possibilidades muito palpáveis.
A pele, assim como todo o corpo humano, é formada por células. As células tem um núcleo que é onde fica depositado os genes e o DNA, que comandam todo o processo de funcionamento do corpo. Um desarranjo no DNA é que provoca o câncer.
Nos raios solares existem determinadas radiações que podem alterar o DNA e provocar câncer de pele. A natureza criou um mecanismo que é capaz de proteger o núcleo das células da pele dos raios solares danosos que podem alterar o DNA. Esse mecanismo é o sistema de Melanina. A Melanina é um pigmento escuro que existe nas células da pele. Quando estamos expostos ao sol, este pigmento se move e forma uma proteção em tôrno do núcleo da célula, como se fosse um guarda chuva.
Esse movimento da melanina para proteger o núcleo celular é que origina a bela cor bronzeada. Portanto, bronzear-se é brincar de formar um guarda chuva de melanina para evitar câncer. É brincar com coisa muito séria!
Além do câncer, os raios solares também provocam o Fotoenvelhecimento.
O Fotoenvelhecimento é o envelhecimento da pele provocada pela exposição à luz do sol, ao longo da vida.
É possível constatarmos os efeitos da luz do sol no envelhecimento da pele, quando observamos, em mulheres que tomaram muito sol, a pele da região do colo que é mais exposta e comparamos com a pele da região dos seios que é mais protegida. A região do colo tem um aspecto muito mais rugoso, manchado e com presença de rugas e pregueamento do que a região do seio que foi protegida pelas roupas. Fica muito claro que a ação da luz do sol ao longo do tempo, provoca o aparecimento de alterações na intimidade da pele, que aceleram o envelhecimento.
Portanto, sol pode provocar câncer e envelhece a pele. O ideal de beleza morena deve ser reconsiderado. Em alguns grandes centros já se observa uma tendência da moda em se valorizar a pele não bronzeada. A cor branca da pele vem sendo agora associada a pessoas esclarecidas e cultas, que sabem dos efeitos deletérios do sol. Talvez em algum tempo o bronzeado exagerado pode se tornar “brega”, o que seria muito saudável.
Ação do Sol na Pele:
Aumenta a aspereza
Aumenta as rugas
Diminue a elasticidade
Aumenta a flacidez
Aumenta a pigmentação
Cuidados com o sol

Evite tomar muito sol
Desconsidere a pele muito bronzeada como ideal de beleza
Se sua pele for clara utilize filtro solar diariamente, mesmo nas atividades normais, porque a luz difusa também provoca fotoenvelhecimento
Se resolver tomar sol, utilize filtro solar potente e fique exposto o mínimo possível e no sol do início da manhã
O filtro protege muito bem em relação ao envelhecimento mas não é garantia e não protege  tão bem em relação ao câncer de pele.
As máquinas de bronzear também provocam câncer e envelhecem como o sol. Não são seguras.
Perguntas e respostas
O que significa fator de proteção solar(FPS)?
Um termo muito usado quando se fala em proteção solar é “FPS" Para determinar o FPS é considerado o tempo de exposição solar em que a pele de uma pessoa fica ruborizada sem o uso de filtro, que é tanto menor quanto mais clara for a pele, comparando com a mesma pele e mesmo sol com uso de filtro . O FPS do filtro é o tempo que a pele leva para ficar vermelha usando o filtro. É utilizada uma quantidade de filtro de 2 mg/cm² de pele. Por exemplo: Se uma pele clara fica ruborizada em 3 minutos de exposição solar com um filtro FPS 15 ficaria ruborizada na mesma intensidade em 45 minutos. Mas isso se fosse utilizada a quantidade de 2 mg/cm². Na prática se usa muito menos, uma camada que não chega à 1 mg/cm². Portanto o tempo de proteção é menor que os 45 minutos da teoria, e também há que se levar em consideração a qualidade do filtro. O Filtro é necessário e é um a ótima proteção , mas não significa que com ele é possível tomar sol em excesso sem nenhum risco.
O filtro solar sai com água e suor?
Sai, e isso diminui mais ainda o tempo de proteção. Deve-se passar camadas mais grossas de filtro e se estiver exposto á sol forte ou por muito tempo deve-se repetir a aplicação em intervalos de 2 hs.
Quando o céu está nublado é preciso usar filtro solar?
É, o céu nublado só diminui a exposição solar em 10%, é quase como se não houvesse nuvens. É necessário a fotoproteção.
Um guarda sol na praia evita as complicações da exposição à luz solar?
Protege um pouco, a luz reflete na areia e também na água da piscina e nos pisos claros, e atinge quem está sob o guarda sol .
Qual a quantidade de filtro que deve ser passada no rosto e no corpo?
A maior que seja confortável e economicamente viável.
Quem tem pele morena precisa proteção solar?
Precisa, menos do que quem tem pele clara, mas também existe câncer de pele e fotoenvelhecimento em peles morenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário