quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Homebrews que não devem faltar no seu Wii


- BootMii/boot2.
Porque é indispensável?
Para aqueles que têm um Wii que possibilita a instalação do BootMii como boot2, simplesmente torna o Wii "unbrickable".
Mantenha um backup da NAND em local seguro e qualquer desastre é só restaurá-la e recuperar seu Wii novinho.
Para quem só pode instalar o BootMii como IOS, ele perde totalmente a capacidade de restauração da NAND (mas ainda pode fazer o backup e "coisas" como bootar o SNEEK).


- Homebrew Channel.
Porque é indispensável?
Hã... É simplesmente a primeira coisa que você instala no seu Wii?
Sem ele mais nada vai pra frente. Todos os outros homebrews são executados através dele (fora no uso de channels ou forwarders).


- Priiloader
Porque é indispensável? - Tópico
Você tem o BootMii como boot2? Pois é, caso a resposta seja "não" o Priiloader talvez seja sua útima barreira contra bricks, e mesmo assim não é "todo-poderoso". Mas tem suas utilidades à mais, como System Hacks, iniciar aplicativos ou canais direto antes do System Menu, entre outros...


- MMM: Multi-MOD Manager
Porque é indispensável?
É o canivete suíço do Wii, tem várias ferramentas em um único homebrew, dentre os destaques embutidos estão: WAD Manager, IOS Manager (pode aplicar patches em qualquer IOS), Priiloader Manager, System Manager, etc...
É tipo o irmão mais velho (e mais "ilegal") do DOP-Mii.


- DOP-Mii: Wiibrew Edition - Build v14 r126 (patches reativados).
Porque é indispensável? - Tópico
Além de ter um Syscheck "embutido", ele pode atualizar qualquer IOS do seu Wii, o próprio System Menu, além de qualquer canal oficial da Nintendo.
Dessa forma é possível manter seu Wii atualizado, sem passar pela atualização oficial da Nintendo (e perder suas cIOSes e o HBC).


- Homebrew Browser
Porque é indispensável?
Como ele é possível ter acesso, direto pelo Wii, à um repositório gigante de homebrews (mais de 400 títulos), é possível fazer o download e atualização direto na tela.
É possível fazer o donwload de diversos emuladores, Media Players, Jogos, ferramentas de sistema, etc.


- WiiXplorer
Porque é indispensável?
É o explorer do Wii, com ele você pode ter acesso à todos os arquivos do SD e do(s) HD(s) sem ter que desligar tudo do Wii e ligar tudo no PC.
Dá para editar, mover, copiar, colar, renomear... Enfim, tudo o que você faria no PC, e com uma "cereja" no bolo: Traz um cliente e um servidor FTP embutido.


- WiiMC
Porque é indispensável?
É um Media Center completo para o Wii, embora esbarre na limitação do hardware, cumpre muito bem seu papel, podendo acessar virtualmente qualquer arquivo de áudio, vídeo e imagem que esteja no seu SD, no HD ou em pen-drivers. Para Wiis antigos, reproduz DVDs.
Além disso possui um cliente "SMB" (compartilhamento de arquivos do Windows), e pode acessar diversas rádios on-line e sites de vídeos como YouTube.


- Syscheck
Porque é indispensável?
Na verdade programas como o DOP-Mii possuem ele embutido, mas ele sozinho ainda tem sua utilidade, faz uma checagem geral do seu Wii, retornando o status de todas as IOSes (se é stub, possui patches, etc). Simples e prático.

/
- Savegame Manager ou Savegame Manager GX
Porque é indispensável?
É a junção atual dos programas: Savegame Extractor, Mii Extractor, Savegame Installer e Mii Installer.
Com ele é possível exportar e importar savegames e Miis para seu SD e de volta (ou passar para outros Wiis), sem passar por qualquer checagem de segurança do Wii.


- WAD Manager
Porque é indispensável?
Apesar de existir diversos programas que cumprem o mesmo papel (MMM, YAWMM, etc), este ainda se mostra ágil e prático. Fácil para instalar qualquer WAD de maneira rápida.


- MPlayer CE
Porque é indispensável?
Alternativa ao WiiMC (na verdade MPlayer é muito mais antigo), é estável e cumpre o que promete: Ser um player completo para o Wii.



- Playstats
Porque é indispensável?
Te mostra TUDO o que você já jogou no Wii, quantas vezes já jogou, por quanto tempo, tempos totais, a primeira vez que jogou, a última, etc etc.
Mostra detalhadamente tudo, DESDE QUE, esteja sendo registrado no Wii Message Board (existem loaders que não registram o playlog ou "se" registram no lugar dos jogos tornando os dados inúteis).
NOTA: Tio Black está trabalhando em um MOD com interface mais "Wii-like", sem prazo (todo o programa está tendo que ser reescrito para a mudança gráfica).


- Player Statistics 0.6b
Porque é indispensável?
É um MOD do Playstats, reprogramado, com libs trocadas, melhorias gráficas e de compatibilidade.
Te mostra TUDO o que você já jogou no Wii, quantas vezes já jogou, por quanto tempo, tempos totais, a primeira vez que jogou, a última, etc etc.
Mostra detalhadamente tudo, DESDE QUE, esteja sendo registrado no Wii Message Board (existem loaders que não registram o playlog ou "se" registram no lugar dos jogos tornando os dados inúteis).
- Versão atualizada com possibilidade de tirar ScreenShots, veja mais no tópico: http://forum.outerspace.terra.com.br...d.php?t=321892




- CleanRip
Porque é indispensável?
Copia jogos de Wii e Gamecube direto no seu Wii para seu HD sem necessidade de cIOS.
Faz SOMENTE cópias 1:1 (sem scrub, tamanho do DVD) e suporta SOMENTE NTFS ou FAT32.



- SNEEK
Porque é indispensável? - Tópico
Através do SNEEK é possível usar uma NAND "falsa" de modo totalmente transparente ao Hardware do Wii, possibilitando usar e abusar dessa NAND sem qualquer risco de brickar a NAND verdadeira.

Como "instalar" um homebrew?
Homebrews (inclusive loaders) não são instalados, são simplesmente executados através do Homebrew Channel (HBC) ou um "Forwarder" (veja abaixo).
- Para conseguir visualizar o aplicativo no HBC ele TEM que estar em uma sub-pasta dentro da pasta "apps" do SD ou de um HD Externo formatado em FAT32.
Ex.:
SD:/apps/syscheck/ [CERTO]
SD:/apps/syscheck/syscheck/ [ERRADO]
SD:/syscheck/ [ERRADO]
SD:/apps/homebrews/syscheck/ [ERRADO]
 

Obs.: Existe Homebrews que são "embutidos" em canais, não necessitando de arquivos no HD ou SD, porém é a pior forma para atualizar, pois é necessário remover o canal antigo e instalar um novo.
Pra contornar isso, instale um forwarder.

Quais são os arquivos que têm que estar na pasta do programa/homebrew?
São os seguintes:
- boot.dol (OBRIGATÓRIO) - Este é o programa em si, se o arquivo "dol" veio com outro nome, é necessário renomeá-lo.
Ex.:
SD:/apps/DOP-Mii/boot.dol [CERTO]
SD:/apps/DOP-Mii/DOP-Mii/boot.dol [ERRADO]
SD:/DOP-Mii/boot.dol [ERRADO]
SD:/apps/DOP-Mii/dop-mii.dol [ERRADO]
- icon.png - É o "ícone" do programa, a pequena imagem que aparece ao lado do nome no HBC (são as imagens de cada programa neste tópico).
- meta.xml - É um arquivo xml comum, possui diversas informações para serem exibidas no HBC (nome, data, versão, instruções, etc).

Como coloco os homebrews como canais?
Primeiramente tenha CERTEZA de ter uma proteção contra banner-brick (o Priiloader é suficiente), é raro acontecer bricks na instalação de canais, mas é melhor prevenir.

- Procure na internet por "Forwarders channels", eles são canais "atalho" para os programas que estão no seu SD ou USB.
São arquivos "WAD", coloque-os no SD e instale usando o WAD Manager ou o MMM, simples assim.

Obs.: É raro, mas pode ocorrer de um canal estar "ruim" (problemas no "banner") isso vai impedir o System Menu de iniciar. Para resolver isso, simplesmente inicie o Priiloader (segurando RESET enquanto liga o Wii), e inicie o HBC, por ele execute novamente o WAD Manager/MMM e "desinstale" o WAD ruim.
Obs da Obs: Se seu Priiloader/Preloader for 0.4 ou menor e o HBC for 1.0.7 ou maior, ele não será iniciado. Para contornar, coloque o "boot.dol" do programa (WAD Manager/MMM) na raiz do SD, e no Priiloader vá na opção "Load/Install File", selecione o "boot.dol" e aperte "1" do Wiimote pra iniciar o programa.

Como funcionam os homebrews?
Esses "programas caseiros" são programados para o processador PPC do seu Wii (há também um ARM), com "bibliotecas" (libs) específicas para o Wii, fora isso não há "nada de especial" neles.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário