quinta-feira, 8 de março de 2012

Técnicas e efeitos para decorar as unhas

Unha decorada com strass
Pretty nails
Quando o assunto é a cor das unhas, o vermelho e o branco ainda são preferência para a maioria das mulheres. Diariamente surgem novas cores, esmaltes com efeitos e técnicas para deixar suas unhas ainda mais bonitas e charmosas.Diferentes tipos de pinturas estão sendo bastante usadas, além de efeitos como o alto-relevo e o famoso 3D. O uso de strass swarovski e adesivos também estão cada vez mais forte nos salões e também em casa, pois com eles é possível fazer a famosa francesinha sozinha. "O pincel exige muito treinamento, mas com os moldes também fica perfeito. O adesivo pode ser colado na altura desejada e em seguida passa-se o esmalte branco cremoso. Para finalizar, retira-se o adesivo antes do esmalte secar", sugere a designer de unhas Olivia Tanioka.
Os adesivos também podem ser usados de diversas formas e a dica é que eles sejam brancos para combinar com qualquer cor de esmalte. Depois de aplicados, basta usar a criatividade nas cores, strass e glitter.
Para unhas artísticas, flores e estampas de animais estão em alta. Strass colados sobre as unhas em formatos variados também são usados, mas exigem técnica para fazer os desenhos devido à quantidade de detalhes. O ideal é renovar o estoque de esmaltes e caprichar na pintura.
Veja na próxima página quais são os novos tipos de pintura que estão na moda.
Mãos com as unhas decoradas
Cosmopolish
As novas tendências já invadem os salões e viram moda entre as brasileiras. Variante da francesinha, a inglesinha tem a mesma técnica, porém, se diferencia pelas cores. Enquanto a tradicional francesinha é feita com esmalte claro e a ponta das unhas em branco cremoso, na inglesinha são usados esmaltes coloridos, sem a necessidade de combinação de cores, como na foto acima, à esquerda.
A espanhola, também conhecida como transversal, também está invadindo os salões. Nessa técnica a pintura é feita desenhando-se uma linha diagonal com o próprio pincel. Cada lado da linha pode ser pintado com uma cor ou efeito diferente, como na foto acima e à direita.
 Mãos com unhas decoradas
Uma das últimas tendências ao se falar em unhas decoradas é a Ombré, que consiste em passar uma tonalidade de esmalte na base e outra, com ou sem glitter, em direção às pontas. Já a filha única nada mais é do que pintar apenas a unha do dedo anelar com uma cor diferente ou utilizar o mesmo esmalte, mas com uma camada de glitter por cima.
O mercado de esmaltes está crescendo cada vez mais e um dos últimos lançamentos é o esmalte em gel. "Mais conhecido como Lac, o esmalte dura em torno de 14 dias de maneira quase indefectível nas unhas, porém, eu recomendaria o uso desse tipo de esmalte em situações bem específicas, como uma viagem longa, onde não há oportunidade para fazer as unhas ou em unhas com ondulações", diz Agnes Cruz, sócia do Nail Bar Cosmopolish, um novo conceito de salão só para unhas com mais de 700 frascos de esmaltes nacionais e importados.
Prateleiras com esmaltes
Cosmopolish
Também é possível pintar as unhas com mais de uma cor em um único esmalte. Os modelos Hi-Definition possuem esse efeito de cores. "O Esmalte HD MultiChrome remete até cinco cores dependendo do ângulo em que é visto ou da incidência de luz", diz a gerente de desenvolvimento da Mohda Cosméticos e especialista em esmaltes Marcela Goulart.
O flocado também é uma novidade. O produto tem efeito brilhante, pois contém flocos coloridos e é passado por cima de um esmalte comum. Quanto mais escuro, maior será a percepção do efeito sem deixar as unhas ásperas.
Outro efeito interessante é o do esmalte craquelado, que ao secar se racha e provoca a visualização do esmalte de baixo. O esmalte fosco também é uma alternativa para quem não gosta de brilho, mas quer ter as unhas bonitas e aproveitar as cores.
Uma grande dificuldade das mulheres é limpar o excesso de esmalte ao redor das unhas, mas o segredo está na pintura em si. "Passar o esmalte com calma e controlando as cerdas para que não pegue muito na pele agiliza o processo de limpeza. Depois, quando a unha já estiver esmaltada com vermelho ou cores que mancham muito a pele, pode passar uma gota de óleo secante que também facilita" indica Olivia.
A variedade de cores é grande, mas alguns cuidados são essenciais para manter a saúde das unha. Marcela indica que a cada 15 dias as unhas fiquem pelo menos um sem esmaltar e sempre deve-se usar base antes de iniciar a pintura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário