segunda-feira, 23 de abril de 2012

Casamento Maçonico

1º Exaltação Matrimonial do Rito Brasileiro da Região Norte do Brasil.

Casamento realizado em 20.12.2011 no Templo Maçonico Augusta e Pespeitavel 
Loja Simbolica Luzes da Fraternidade Universal N° 4070 em Manaus - AM.



 O Convite de Casamento
Nosso convite de casamento foi confeccionado nas cores do Rito Brasileiro que são Preto e Bordô.


 O Buquê de Cristais e o Buquê Principe
Tive dois buquês, o 1° buquê de cristais foi usado em toda a minha cerimônia, o 2° buquê principe foi o que eu usei para ser jogado para as damas.

O Vestido e a Matilha
Na cerimônia de Exaltação Matrimonial maçonica a noiva tem a liberdade de escolher seu traje como desejar, podendo até usar roupas normais ou o tradicional vestido de noiva, eu escolhe casar vestida de noiva, o meu vestido foi confeccionado com renda e seda com aplicação de cristais e teve uma faixa de cor bordô e a mantilha foi feita de tule com aplicação de renda com cristais.


O Traje do Noivo
 A cerimônia de Exaltação Matrimonial maçonica o noivo usa seu traje habitual correspondente ao seu grau, o Miguel usou o traje de Mestre Maçom.


O Templo de Salomão
Esse é o nosso templo de Salomão.
O Templo de Salomão, foi o primeiro Templo em Jerusalém, construído no século XI a.C., e funcionou como um local de culto religioso judaico central para a adoração a Javé, Deus de Israel,
O Rei Davi, desejava construir uma casa para Jeová , onde a Arca da Aliança ficasse definitivamente guardada, ao invés de permanecer na tenda provisória ou tabernáculo. No entanto, isso seria permitido ao seu filho Salomão, cujo nome significa "paz". Isto enfatizava a vontade divina de que a Casa de Deus fosse edificada em paz, por um homem pacífico. O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado seguindo o plano arquitectónico transmitido por Davi, seu pai . O trabalho prosseguiu por sete anos. Após a construção do magnífico templo, a Arca da Aliança foi depositada no Santo dos Santos, a sala mais reservada do edifício. Foram construídos debaixo do templo, uma série de câmaras secretas e túneis que não são mencionados na Bíblia, onde eram guardados antigos conhecimentos ancestrais (desde os fenícios) sobre rituais, tesouros, projetos e chaves astronômicas; “sobre Vênus em posição com o Sol, sobre os solstícios e equinócios”.
Conhecimentos que representavam o verdadeiro sentido filosófico de nosso ritual maçônico, com todos os nossos enigmas, mistérios, segredos e aparatus, que faziam de Salomão o mais sábio rei dos reis. 



O Livro das Leis Sagradas
Esse é o nosso livro das leis, ele significa o traçado espiritual para o aperfeiçoamento do maçom e nele está o código de moral, a fé que governa e anima a todos os maçons.


A Arca da Aliança
Essa é a nossa Arca da Aliança, dentro dela está nossas alianças e as duas tabuas dos 10 mandamentos de DEUS.
A Arca da Aliança - Era uma caixa retangular de madeira de acácia. Seu revestimento interno e sua cobertura externa eram de ouro puro batido. Na parte superior, ao redor, havia uma bordadura de ouro. Contudo, a tampa que cobria a arca, denominada de propiciatório, era de ouro maciço. Sobre o propiciatório, também de ouro maciço, haviam dois querubins, um em cada extremidade da arca com as asas estendidas à frente um do outro, cobrindo o propiciatório. Do meio deles Deus se comunicava com o Seu povo. A arca era a única peça de mobília no Santo dos Santos do tabernáculo e posteriormente do templo e abrigava cópias das tábuas da lei, um vaso com maná e a vara de Arão. Mas quando, numa época posterior, foi colocada no lugar santíssimo do templo de Salomão, onde foi construído um recinto de cedro, coberto de ouro e entalhes, dois enormes querubins de maneira à semelhança dos que havia na Arca, com um altar no centro onde ela repousaria.

Nosso filho levou a Arca da Aliança, até o altar dos juramentos.


 As Galhetas
 As Galhetas são os recipiente onde se coloca a água e o vinho para serem usados na cerimônia, o noivo derramou na taça vazia o vinho, símbolo da vida em seguida a noiva junta a água sobre o vinho, símbolo da purificação. Na mistura íntima de água e vinho está o símbolo da comunhão de vossas almas.


A Entrada e a Saída dos Noivos
Os Noivos entram e saem do Templo sob a formação da Abobada de Aço.
O simbolismo da Abóbada de Aço é eloqüente por si mesmo. Instrui os Maçons que a integram, indicando que aos mesmos, em tal atitude, colocam sua força e serviço a quem eles honram a cerimônia e o teto formado pelas Espadas cruzadas simboliza a proteção oferecida.


O Bolo de Casamento
Nosso bolo também teve a cor bordô, o topo do bolo foi feito de porcelana e o noivinho do bolo foi uma reprodução fiel do traje do noivo.

 

Ambos os cônjuges têm deveres essenciais: fidelidade recíproca, vida em comum, mútua assistência e sustento, guarda e educação dos filhos. As leis do matrimônio são porém, suaves para os que se amam, como vós. A comunidade social se rejubila com a constituição de uma família. Por isso todo atentado ao matrimônio é um ultraje à sociedade. Quanto maior número de famílias bem constituídas num país, tanto menor o número de transgressões e crimes.

Agradecimentos

Grão Mestre Adjunto  GOB –AM  Ir . ´. Carlos César Batista de Souza.
Presidente da Fael GOB – AM Ir. ´.  Artur Jose Pozzeti.
Presidente do Condomínio Fraternidade Universal - GOB – AM Ir. ´. Ruivaldo Moura.
Venerável da Loja Vitória Regia GOB –AM Ir. ´.  Hilarino Pereira Santos Filho.
Venerável da Loja Monteiro Lobato AM 01 GOB – AM Ir. ´. Jorge Sales.
Venerável da Loja Tiradentes GOB - AM  – Ir. ´.  Mozandi da Silva Castro.
Venerável da Loja Acácia Universitária GOB –AM Ir. ´.  Alciole Ribeiro de Oliveira.
Venerável da Loja Rio Solimões  GLOMAM – Ir. ´. Mansur Sefair Neto.
Venerável da Loja Rio Negro GLOMAM – Ir. ´. Jose Auri de Gusmão Vasconcelos.
FRAFEM – Fraternidade Feminina Encontro das Águas – Maria das Graças M. Sales.
 
Venerável – Ir. ´. Julio Pereira de Aquino Filho.
1° – Vigilante – Ir .´. Ildemar Pinheiro de Oliveira.
2° – Vigilante – Ir .´.  Raimundo Albuquerque Pinheiro.
Orador – Ir. ´. Almir Monteiro da Costa.
Secretario – Ir .´.  Antonino da Silva Rebello Filho.
1° – Diácono – Ir .´.  Jailton Bezerra Lima.
2° – Diácono – Ir .´.  Santillano Filgueiras Regis da Costa.
Mestre de Harmonia – Ir .´.  Alexandre Antony Rebello.
Mestre de Cerimônia – Ir .´.  Julio Aguiar.
Chanceler – Ir .´.  Paulo Morais de Souza.
Cobridor – Ir .´. José Rubens Marques.
Participação Musical Especial – Ir. ´.  Manoel do Rosário F. Pereira.  

Agradeçemos Também a presença de todos os Irmãos Maçons tanto do Grande oriente do Brasil como das Grandes Lojas do Amazonas, familiares e amigos convidados.

Um comentário:

  1. Lindaaaaaa!!!!
    Tambem pretendo me casar na maçonaria em breve.
    Parabéns pelo casamento lindo que a felicidade esteja sempre com voces.

    ResponderExcluir