quarta-feira, 4 de maio de 2011

Franzindo com Fio Elastico.

É uma técnica muito fácil e que vos permitirá fazer vestidos simples de criança, por exemplo, ou até este vestido.

Para fazer este franzido é necessário fio elástico especial, à venda nas retrosarias (existe em branco e preto, pelo menos). Este fio deve ser enrolado À MÃO na bobina da máquina, com uma ligeira tensão:

Com a bobina colocada na máquina e a agulha com fio normal, deve-se soltar um pouco a tensão da linha da agulha e aumentar o tamanho do ponto. Eu diminuí a tensão da linha da agulha para metade do que uso normalmente para coser e usei o tamanho máximo do ponto (mas poderia usar um pouco menor). Pode-se fazer umas guias no tecido com giz, para as várias carreiras elásticas ficarem bem certinhas. Depois é só coser normalmente PELO LADO DIREITO DO TECIDO. Depois da primeira carreira feita, é necessário esticar o tecido ao coser as carreiras seguintes. É muito fácil. No avesso (onde fica a linha elástica) fica assim:

E o direito do trabalho fica assim:

Em relação à confecção, a única dificuldade adicional é coser o fecho invisível (alguém viu o Projecto Moda cá em Portugal? Um dos concorrentes não sabia coser um fecho invisível) e já referi anteriormente que o método mais conhecido usa um calcador especial. Este tutorial, que descobri online, está em Inglês mas tem umas fotos fantásticas que vão ajudar a perceber bem este método; cliquem aqui para consultá-lo.
O método que prefiro e tenho usado é o da Sewing Diva Els, cujo tutorial (também em Inglês) pode ser consultado aqui. Neste caso não é necessário um pé calcador especial e pode usar-se o pé de coser os fechos (zipers) normais.

Finalmente há também o pormenor do acabamento das costuras no interior; neste caso usei a corta-e-cose, que é prática e rápida, mas quem não tiver pode usar um ponto de ziguezague estreito ou até uma tesoura de cortar em ziguezague. Não se esqueçam de ir sempre assentando a ferro cada costura que cosem, para depois não ficarem com aquele aspecto enrugado nas costuras, que dá logo um aspecto amador à peça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário