domingo, 8 de dezembro de 2013

Umectação Capilar: Como comprar, usar e nutrir os fios com óleos vegetais e naturais.





Postagem mais esclarecida sobre a umectação capilar debatida no outra postagem sobre os óleos de argans como tendência atual no mercado de cosméticos. Nossa seguidora do blog Adriane se atendeu a necessidade de como funciona esse procedimento, qual a finalidade  dele e quais produtos pode ser utilizados nessa etapa de umectação capilar.

Falando sobre a necessidade dos cabelos cacheados, sejam eles naturais ou quimicamente tratados, que possuem o perfil mais carente de lipídios "Gordura e Oleosidade" dos fios, podemos compreender que essa etapa de umectação enquadra-se  muito na necessidade diária dos nossos cabelos cacheados, e repor esses nutrientes que necessitamos é fundamental para ter cachos hidratados e nutridos ao longo do dia.

Mas muitas dúvidas surgem em questão dos óleos utilizados nessa etapa de umectação. Algumas pessoas precisam saber quais podem ser utilizados e que benefícios eles trazem aos cabelos cacheados, além do procedimento correto para esse processo nutritivo trazer todos os benefícios necessários aos fios.

Podemos começar explicando quais óleos podem ser utilizados na umectação e qual a finalidade deles em nossos cabelos cacheados.

Obs: Se você pensou naquele óleo de farmácia pequeno e barato, pode esquecer ele, porque ele irá só prejudicar os fios e não obteremos os resultados desejados na aplicação =x.

Como já dei o alerta vou pegar exatamente o exemplo dele como um óleo que não dever ser utilizado em umectação. Porque a primeira regra fundamental da umectação é exatamente "Usar produtos 100% vegetais e naturais, livre de conservantes e processos químicos"

Essa é nossa lei quando falamos de umectação capilar, mas porque o óleo utilizado nesse procedimento precisa ser exatamente da maneira que está na regra?

Vamos pegar, por exemplo, o Óleo de Amendoas Doce da Farmacia, que gira em torno de R$3,00 reais.

O que ele possuí que impossibilita de usar nas umectações e o que ele contém que prejudica os cabelos?

Fique atento a exatamente 4 palavrinhas no rótulo desse produto 

Óleo mineral (mineral oil) 
Vaselina líquida (petrolatum)
Parafina líquida (paraffinum liquidum)
Silicone Insolúvel em Água

Esses componentes são os vilões para qualquer cabelo cacheado em uma visão geral, e no caso do óleo de amendoas doce da farmacia, ele tem exatamente óleo mineral e parafina.

No que esses componentes prejudicam os fios? 

Esses produtos agem naturalmente para segurar a hidratação e umectação dos fios, porém ele empreguina, cola e gruda nos cabelos, fazendo com que do mesmo modo que ele retenha sua própria hidratacão, ele também blinda o fio "Imagine um fio saturado e encapado" fazendo com que os procedimentos de Hidratação Nutrição e Reconstrução não cheguem aos fios.

Então todo procedimento que você fizer depois de passar um Óleo com essa composição, seus cabelos cacheados vão absorvar bem pouco do procedimento que está utilizando. E adivinha a única maneira de tirar esses componentes dos fios? Utilizando um shampoo em sequência de lavagens para remover os produtos que grudaram nos fios, mas para um cabelo cacheado isso só representaria mais ressecamentos e percas de oleosidade.

Por isso que gostamos de utilizar os produtos totalmente Vegetais e Naturais, além de obtermos o resultado nutritivo da umectação com perfeição, os cabelos cacheados estarão totalmente livres para receber mais cuidados em seus fios, sem ficar saturados ou encapados. Esse é o benefício de se utilizar um óleo vegetal natural sem conservantes e processos químicos.

Sabendo disso quais óleos eu posso escolher e aonde eu posso comprar esses produtos naturais.

Óleo de Abacate: É um óleo rico em vitaminas vitamina A e um altíssimo teor de vitamina E que é um poderoso antioxidante, o qual inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento., que garante hidratação e nutrição profunda aos fios.

Óleo de Linhaça: Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Nos cabelos conferem Hidratação, um brilho muito bonito e também ajuda no combate ao frizz.

Óleo de Jojoba: Quando massageado diretamente no couro cabeludo, dissolve o sebo engastado, os folículos do cabelo ficam livres das partículas estimulando a germinação das células na epiderme e um nenovado crescimento dos cabelos. O Óleo de Jojoba também torna o couro cabeludo menos ácido, regulando, portanto, as secreções glandulares.

Óleo de Rícino: Possível função parecida com o de jojoba em menor eficiência, atua diretamente no couro cabeludo controlando a oleosidade e a acidez do mesmo.

Óleo de Azeite Extra Virgem: É Anti Oxidante Natural, tem propriedade emoliente que confere brilho e Hidratação aos fios.

Óleo de ArganO óleo natural de argan simplesmente dispensa comentários em sua funcionalidade e resultados, tanto nos cabelos, quanto para a saúde e para a pele. É um anti oxidante natural e extramamente rico em vitamina E, contém também omega 9 e 6, além de um produto natural fundamental para a cicratização e irritação no couro cabeludo.

Óleo de Coco: Possuí ação emoliente e nutritiva aos fios, além de proteger os cabelos contra os radicais livres e fatores externos do clima do nosso país.

Depois da escolha do óleo em questão iremos para a etapa final, como fazemos o procedimento de umectação capilar?

Existem três maneiras de se realizar uma umectação capilar altamente nutritiva e de resultados excelente nos fios e irei explicar os três procedimentos.

São elas

Umectação Capilar após o shampoo: Uma umectação com resultados satisfatórios é de grande necessidade que o os fios estejam aptos a receber todos esses nutrientes, porém a única forma dos fios absorvem 100% essa umectação, é necessário que a cutícula dos fios estejam abertas e expostas a receber os nutrientes da técnica.

E o shampoo age exatamente fazendo essa abertura das cutículas dos fios, além claro da sua ação de limpar os fios e o couro cabeludo, e o que representa abertura é exatamente o momento certo de fazer uma umectação capilar.

Como procedemos com essa etapa? Entramos no chuveiro e usamos o shampoo e enxaguamos. Será necessário que você saia do banho para fazer o restante do procedimento. Ao sair do banho você faz  uso do óleo natural de sua escolha enluvando os cabelos, e se necessário usando um pente de dentes largos para desembaraçar os fios.

Nessa hora trate com carinho os fios e demore o tempo necessário para trazer o óleo em todas regiões dos fios, seja enluvando ou usando um pente de dentes largos. Depois disso deixe os cabelos em torno de 1h a 2 horas sobre os fios, se necessário coloque uma touca térmica para continuar mantendo as cutículas dos fios abertas e mantendo e absoverndo os nutrientes.

Depois volte para o banho e proceda normalmente com sua rotina. Não vejo necessidade de utilizar uma máscara nessa etapa, já que o óleo vai fazer o processo nutritivo dos fios. Primeiro enxague o óleo vegetal com agua "Morna para Fria rs" naturalmente, e depois utilize um condicionador para remover os resíduos. Se sentir resíduos de óleo vegetal nos fios, repita novamente o uso do condicionador e enxague.

Umectação Capilar a moda a francesa: 

Muitas pessoas comentam que essa técnica foi baseada principalmente a umectação capilar francesa, de acordo com as necessidades e clima do país, e eu não dúvido muito porque a técnica é bem interessante se enquadrando ao clima da região deles.

Como funciona essa forma de técnica de umectação?

O óleo vegetal é levado ao banho maria até sua elevação de estado friu para morno. Quando o óleo estiver morno é hora de proceder com a umectação capilar. Qual o significado dele estar morno?
Todo procedimento de calor abre as cutículas dos fios fazendo com que ele esteja propício a receber nutrientes. E como  a umectação precisa atingir o máximo de seus resultados, a abertura das cutículas é fundamental para os nutrientes entrarem nos fios.

Depois de morno enluvamos os fios com o óleo vegetal e depois, se necessário, usamos um pente de dente largos para desembaraçar os fios. Use uma touca normal para a abafar o couro cabeludo mantendo o calor do óleo vegetal e aumentado a absorção dos nutrientes.

Deixe a umectação por 1h ou 2 horas nos fios e depois no banho proceda normalmente com sua rotina diária de cuidados nos fios, shampoo + condicionador.

Umectação Capilar Noturna "Ao dormir"

Mais um estudo comprovou que o ato do corpo dormir faz com que as cutículas dos fios se abram e elas estejam propícios a receber nutrientes. Exatamente observando esse estudo comprovado que a umectação capilar ganhou espaço nesse procedimento noturno.

Sabendo-se que as cutículas estão abertas, fazemos o procedimento normalmente de umectação. Enluvamos os cabelos com o óleo vegetal, se necessário utilizamos um pente de dentes largos para desembaraçar os fios. Depois colocamos uma touca normal sobre os cabelos, para não sujar sua roupa de cama, e dormimos com o óleo sobre os cabelos.

A ação de dormir fará com que os fios se abram e absorvam os nutrientes do óleo vegetal. Pela manha  é necessário retirar totalmete o óleo vegetal dos fios e para isso proceda normalmente com sua rotina de shampoo + condicionador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário